Parte #1 – Porque Vendas é Método e não sorte – A Rotina do Vendedor

Fala Pessoal, tudo bem? Hoje começo a Série Porque Vendas é Método e não sorte. Ao longo das próximas 4 semanas vamos falar sobre os pilares que levam um vendedor a não contar com a sorte para vender.

Acredite: vendas é MÉTODO! Ah Vitor mas eu não tenho talento para vender? Quem disse isso para você? Esse “talento” pode ser desenvolvido, aperfeiçoado, melhorado. Depende apenas de você. E nessa série de Posts, vídeos e conteúdos que postarei ao longo do mês aqui nas minhas redes sociais vou deixar isso claro.

Entregarei os principais fundamentos necessários para você aperfeiçoar seu método de vendas. Sim, o que você precisa é aperfeiçoa-los. No final das contas, todos temos as mesmas 24 horas no dia. Se eu considerar que você usar entre 6 e 8 horas para dormir e mais 6 a 8 horas para outras atividades, entendo que você terá entre 8 e 12 horas para vender. E esse tempo é, na esmagadora maioria das vezes, iguais para todos os vendedores.

Mas então porque alguns vendedores vendem tanto e outros vendem muito menos? A resposta é simples: método.

E se você não sabe o que é método ou tem dúvidas sobre o significado dessa palavra vou te passar a definição que está no dicionário. Método é a Reunião dos meios através dos quais é possível alcançar um objetivo.

Logo, entendo como objetivo o valor que você ganhar por mês. E essa é uma das grandes vantagens em ser vendedor: você pode definir quanto você quer ganhar por mês. Você não está preso as amarras do salário fixo, previsível. Você pode sonhar, ir além, ganhar cada vez mais.

Posso te dar meu exemplo. Tenho vários amigos com formações acadêmicas muito mais sofisticadas do que a minha. Possuem MBAs, especializações internacionais, pós graduações, mestrados, doutorados… Mas, posso afirmar sem medo de errar: a maioria deles não ganha nem perto do que eu ganho por mês. Está tudo certo, cada um é feliz do jeito que quer. Mas vendedor precisa ter ambição, não pode se contentar com salário fixo, precisa ir além, sonhar, querer cada vez mais.

É por isso que existem vendedores com salários de diretores de multinacionais. É por isso que apenas médicos renomados ganham a mesma coisa que vendedores de elite. É por isso que o caminho mais rápido para a prosperidade financeira, caso você não queira ser um empreendedor, é ser vendedor.

Se você tem essa gana, esse espírito, essa ambição (não confunda com ganância) você é um sério candidato a prosperar com os ensinamentos que essa série de 4 posts trará para você.

Acredite: o que você vai ler a partir de agora vai explodir sua cabeça, pois é contra intuitivo. Não é uma fórmula pronta, com atalhos, facilidades e jeitinhos. Isso é coisa de brasileiro medíocre, que gosta de levar vantagem em tudo.

Você vai precisar trabalhar muito e quebrar vários paradigmas que você tem na sua cabeça. Mas acredite: seus resultados vão mudar radicalmente a partir de AGORA, porque você vai ler esse Post e já vai começar a colocar em prática agora mesmo o que você vai aprender.

E vamos começar falando sobre ROTINA.

Vendedores precisam sim de rotina.

Mas Vitor, como vou ter rotina se cada dia e cada hora estou em um lugar diferente, com clientes diferentes? Isso não faz sentido algum!

Sei que parece uma loucura você ler que precisa de rotina. Mas não é aquela rotina que você está acostumado a ver em filmes e livros. A rotina aqui leva em consideração 4 aspectos:

  • Controle de Metas Pessoais e Profissionais
  • Relógio Biológico
  • Agenda
  • Descompressão

Esses 4 aspectos são o que chamo da Rotina do Vendedor Campeão. Vamos abordar todas elas a partir agora, uma a uma:

Controle de Metas Pessoais e Profissionais

Quanto falta para você bater sua meta hoje? Quanto você precisa vender por dia? Você tem negócios suficiente para fechar e bater sua meta?

Acredite: essas perguntas precisam ser respondidas por você, bate e pronto, sem você ter que pensar muito. Se você demorou mais do que 30 segundos para responder essas perguntas acredite: é hora de mudar. Pare a leitura a esse texto e faça agora esse cálculo e decore o número. Ele é seu mantra, seu guia. É para lá que você precisa ir.

Agora, tem um detalhe interessante: essa meta que a empresa te deu é suficiente para você conquistar seus objetivos? Quais suas metas pessoais? Sabe porque sempre falo das metas pessoais antes das profissionais? Porque suas metas pessoais são seu guia caso suas metas profissionais não forem suficientes para você alcançar seus sonhos.

Jamais deixe que alguém te diga qual o limite dos seus sonhos. Você sonha, mentaliza e corre atrás. Para isso, você pode fazer um exercício super simples. Você pode montar sua Matriz de Sonhos. E eu vou te ensinar como fazer isso.

Pegue uma folha de papel e escreva em cada linha um mês, como o exemplo abaixo:

Maio

Junho

Julho

Agosto

Agora, você vai preencher, com intervalo de dois ou três, suas super metas. Todas aquelas que você tem desejo de realizar mas que depende de mais $$$. Lembrando que, como você é vendedor, você pode sim correr atrás desse $$$. Siga o exemplo:

Maio-> Comprar Ingresso do Curso do Vitor Peixoto aqui.

Junho

Julho -> Fechar Pacote Férias dos Sonhos com a Família

Você vai colocar no máximo 4 desses por ano. Sério, mais do que isso suas chances de não bater as metas é grande demais e você vai desmotivar. Eu faço minha Matriz dos Sonhos há 7 anos e, dificilmente, deixo alguma meta sem ser realizada, nem que seja chegando bem perto dela.

Vou com minha Matriz dos Sonhos que consegui emagrecer 31kg e sair de uma condição bastante complicada de saúde para me tornar uma pessoa extremamente saudável, que pratica exercícios físicos de 5 a 6 vezes por semana. Foi com a Matriz dos Sonhos que eu tornei a Multipliko possível e venho batendo recordes de faturamento na empresa, ano após ano.

Foi a Matriz dos Sonhos que me permitiu montar minha Escola OnLine e levar formação em Marketing e Vendas para pessoas de todo o Brasil. Foi a Matriz que me permitiu que eu estudasse sem parar há 6 anos, de forma totalmente autônoma, usando a internet e os cursos que venho comprando (investir em capacitação é tão bom quanto no mercado financeiro!!).

Como isso foi possível? Porque eu tenho clareza do que eu quero. E não tem empresa, projeto ou $$$ que vão limitar meus sonhos. Pois sei que eu posso e vou conseguir!

Logo, uma vez sua Matriz de Sonhos pronta, olhe para as metas que te deram na empresa e se pergunte: são suficientes para alcançar o que eu quero? Se sim, VAI PRA CIMA! Se não, motive-se a si mesmo! Use a Matriz dos Sonhos como motivador e ARREBENTA! Seu chefe só será seu chefe se você deixar ele limitar seus sonhos. Caso contrário, ele é seu parceiro em busca de algo maior.

Relógio Biológico

Não adianta lutar contra. Todos nós temos nosso relógio biológico. Alguns de nós funciona melhor de manhã, outros à tarde, outros à noite e outros ainda pela madrugada afora.

Eu por exemplo sou cara diurno. Aliás, quanto mais cedo acordo, melhor. Meu negócio é “acordar com as galinhas”. Meu horário normal para acordar é 05:30 da manhã. Mas, não raro, me pego acordado às 04:00 da manhã sentado em minha mesa já trabalhando. Penitência? Nem de longe. DIVERSÃO.

Eu adoro o que eu faço e me divirto trabalhando. Sei que para alguns é difícil compreender isso mas as coisas são para mim. E se não são para você está tudo bem. Cada um é cada um.

O importante é ter em mente o relógio biológico. E o meu funciona assim: das 05:30 às 12:00 tenho meu pico de produção. Nesse intervalo de horário minha energia está nas alturas para produzir. Logo, aproveito esses horários para fazer todas as tarefas essenciais do dia, pela seguinte ordem de prioridades:

  • 05:30 às 07:30 – Tarefas pessoais: meditação, pagar contas, fazer exames médicos, atualizar meu controle financeiro
  • 07:30 às 08:30 – Tarefas burocráticas: respondo e-mails, faço propostas, apresentações, reviso contratos
  • 08:30 às 12:00 – Tarefas importantes: follow ups com clientes, atendimentos, reuniões importantes

Minha lógica é simples: tudo aquilo que demanda atenção tento fazer fora do horário comercial, quando sei que a loucura do dia a dia faz meu telefone chamar sem parar. Com isso Minha agenda não me sufoca e posso me dedicar de corpo e alma para meus clientes, parceiros e prospects.

Meio dia tempo almoçar. Às vezes 1 hora, às vezes 1 hora e meia de almoço. Aí eu volto:

  • 13:00 às 14:00 – Tarefas burocráticas: respondo e-mails, faço propostas, apresentações, reviso contratos
  • 14:00 às 16:00 – Tarefas importantes: follow ups com clientes, atendimentos, reuniões importantes
  • 16:00 às 18:00 – Tarefas de menor urgência: contato com o time, mentorias, cursos, etc…

Entre 16:00 e 18:00 tenho uma baixa absurda na produtividade. Hoje, já não luto mais contrato isso. Preferi me adaptar. Por esse motivo, dedico esse tempo a “quebra” de rotina. É a hora que eu tiro para bater papo com meus colaboradores, fazer minhas mentorias com empresários, estudar, etc… De que adianta tentar lutar contrato isso e ser infeliz? O melhor é, na medida do possível, adaptar-se.

Às 18:00 normalmente eu desligo e me preparo para treinar. Diferente de outras pessoas, gosto de me exercitar no final da tarde. Por volta das 20:00h janto, assisto a uma série, um pouco de TV e, por volta das 22:00 / 22:30, vou dormir.

Essa é a rotina que meu relógio biológico melhor comportou até hoje. Foi a rotina que me tornou mais produtivo e, consequentemente, fez a Multipliko crescer mais.

Evidente que para muitos que estão lendo isso essa rotina é praticamente impossível. Tem os filhos, deslocamento, compromissos com igrejas, associações, etc… Eu sei disso e entendo. E é por isso que SUA AGENDA não precisa ser igual a MINHA.

A minha é apenas uma inspiração para dizer o seguinte: evito me colocar em “roubadas”. Tento direcionar o máximo possível meus compromissos para caber dentro desses blocos, o tempo todo. Eu Conduzo, sem as pessoas perceberem. E esse é um grande segredo que que quero contar para vocês no próximo aspecto e, se tudo correr bem, fará um enorme sentido para você.

Agenda

Todas às vezes que eu digo que agenda e rotina são importantes para aumento de produtividade muita gente torce a cara para mim. Alguns dizem, outros só pensam (kkkk): não quero ser escravo de agenda e nem de rotina.

Para esses, digo apenas o seguinte: você não poderia estar mais equivocado. Na realidade é exatamente o contrário: quanto maior o controle sobre sua agenda maior é sua independência. Sobra cada vez mais tempo, para você fazer o que você sabe fazer de melhor: vender.

O princípio é simples: como você já conhece seu relógio biológico e sabe quais são os horários do dia que você rende mais para vender você vai evitar ao máximo colocar distrações nesses horários. Sua prioridade é vender. Logo, use os seus melhores horários do dia para isso e, todo o restante, faça em outros horários.

Mas de nada adianta planejar sua agenda no dia. Você até pode fazer ajustes no dia, o que é super normal aliás. Mas eu particularmente gosto de planejar minha agenda com uma semana de antecedência, deixando alguns “buracos” estratégicos para compromissos de última hora.

Essa simples mudança de hábito (planejar a agenda com uma semana de antecedência), mais a adaptação do relógio biológico tornou minha vida muito mais leve e produtiva. Hoje em dia é muito difícil eu trabalhar depois das 18:00h. Aliás, na esmagadora maioria dos dias, paro de trabalhar antes disso. E está tudo bem. E porque? Porque eu estou no controle da minha agenda e não e ela quem me controla. E, a partir daí, começa a sobrar tempo para fazer a tarefa mais importante do dia: a descompressão.

Descompressão

Todo mundo precisa de um pouco de folga para respirar. Aquele momento do dia que é só seu, que você tira para você. Se você nunca tem tempo para isso, o problema está com você e com suas prioridades e recomendo que faça um ajuste nisso o quanto antes.

Para alguns, funciona bem exercício físico. Para outros, pode ser meditação, yoga, ler um livro.

Não importa! Isso precisa estar na sua agenda como prioridade. A descompressão é importante para sua saúde mental e para te preparar para o próximo dia de trabalho e vendas.

Para mim funciona super bem a noite. Para outros, pode funcionar melhor pela manhã. Não importa.

Adaptar-se com base no seu relógio biológico é o melhor que você pode fazer para se tornar um vendedor mais produtivo.

Recomendo que não demore para começar a promover essas mudanças de hábitos e para implantar a SUA rotina o quanto antes. Seu sonhos e bolso agradecem!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outros conteúdos