Todo dia escuto nomes de peso que pretendem entrar de cabeça no mercado de TA: Apple, Samsung, Google, Benq, Rede, Cielo são apenas alguns dos gigantes flertando com nosso mercado. A mobilidade, possível no mundo Pós-ECF, traz os grandes players para o mercado de PDVs, que atacam o mercado com soluções inovadores e tecnologia de ponta. Bom para o cliente. Não tão bom para o canal.
Eu explico. A democracia no PDV trará um problema para o Canal muito maior do que a falta do ECF, por um motivo simples: será muito dificil para o canal tradicional adaptar-se a dezenas de ofertas, de dezenas de fabricantes diferentes. Celulares, tablets, tecnologias embarcadas e muitas outras coisas estarão disponíveis em escala em muito breve. E o canal, acostumado (e alguns acomodados) com a oferta tradicional de PDV composto por micro, monitor, leitor e impressora, tende a ficar traz. Não apenas o canal sofrerá para adaptar-se como também distribuidores e fabricantes. E isso é claro: por maior que as empresas do mercado sejam, não se comparam nem de perto com os gigantes de tecnologia globais.
Alguns dirão: eles não conhecem o mercado. Sem dúvida. Mas, lembrem-se: empresas como Apple podem redefinir o “status quo” se quiserem. E bastam dois ou três grandes clientes comparem para os demais irem no embalo.
Ah, isso tudo é problema? Estou novamente prevendo apocalipses?? Pode até ser. Para quem não está afim de mudar. Para aqueles com “sangue nos olhos”, tudo isso pode ser excelente. É hora de olhar por cima do muro e acompanhar as tendências do mercado de consumo. Em breve, o monitor touch que você vende com margem boa será substituido por tablet com margem Zero. Boa sorte a todos!
Respostas de 3
Pois é Vitor, inclusive os tablets serão mais baratos e melhores do que os antigos micro terminais de pre-conta. Este mercado realmente mudou e continua mudando a cada dia. Sugiro a todos aumentar a velocidade de nossos motores pois a velocidade de cruzeiro no curto prazo não será suficente! Desejo boa sorte a todos nós neste novo mundo de TA!
Concordo plenamente Leonardo. É exatamente isso! Tem que ser rápido agora para se adequar o quanto antes as mudanças, entende-las e extrair o melhor resultado comercial disso. Abraço!
Temos ciência que o mercado tradicional está com fortes mudanças em todos os segmentos, e a AC não será diferente, ou seja ou você , se atualize ou será lembrando pelos seus clientes em algum momento. O que me chama atenção também, a a falta de conhecimentos dos envolvidos na comercialização dos produtos e serviços, me refiro contatos diários com os Distribuidores,Fabricantes, entre outros, onde seus atendentes demonstram não conhecer a fundo o que oferece para nós. Alguém concorda. De qualquer forma , os produtos passam, mas as experiências ficam . Tenho certeza que cada um de nós esta sempre buscando o melhor do mercado para nós e nossos clientes.