Quem não é visto não é lembrado!
Praticamente todo mundo já escutou essa frase não é mesmo? E faz todo sentido quando olhamos para o varejo de modo geral. Mesmo que você seja um pequeno comerciante, lojista, é possível sim, fazer ações de marketing no varejo com direcionamento. Esse direcionamento é de EXTREMA importância para ver os resultados que você espera. MAIS VENDAS NÉ!
O varejo é muito dinâmico e pode se beneficiar de vários tipos de estratégias de marketing ao mesmo tempo.
Os dois tipos de Marketing no varejo!
Entre as mais variadas estratégias que envolvem o marketing no varejo, está os pilares do online e offline. Esses dois pilares podem ser trabalhados ao mesmo tempo dentro da sua estratégia. Além de juntos ( e shallow now) rsrs. Possibilitam maior alcance e reduz os custos.
Vamos a um exemplo Prático:
Agora vamos imaginar que tem um restaurante. E você tem um determinado prato, lanche ou um combo que agrada muito o seu público. Já que sabemos qual é esse produto, vamos usar a verba de marketing para trabalhar em cima desse item ou grupo de produtos.
Por que temos que começar por esses itens com maior saída?
R: Temos que focar todos os esforços para chamar sempre novos clientes para provarem do seu produto ou fazer com que os antigos comprem mais dele.
Lembre-se: existem duas formas de faturar mais. Você precisa atrair novos clientes ou fazer os mesmos gastarem mais.
Sabemos muito bem que as pequenas empresas não dispõem de muito dinheiro para marketing no varejo, por isso temos que focar os esforços nos itens campeões de vendas, para garantir o retorno desejado.
Dicas importantes:
Se você vai fazer um outdoor, banner, alguma ação promocional de marketing offline, promova o seu item campeão de vendas.
Coloque o produto com uma chamada atrativa, tipo: Venha provar o melhor hambúrguer da região! Lanche mais suco por apenas R$ 20,00 reais. Esperamos por você e seus amigos. Vemm!
Com um anúncio assim, possibilita atrair novos clientes e fazer com que os antigos, voltem, pois lembraram da delícia que é o seu Hambúrguer.
Obs: Venda um produto de qualidade, conheça muito sobre ele e tenha um ótimo atendimento. Será isso que fará o cliente lembrar de você e até mesmo indicar para outras pessoas.
O fato de você ser conhecido por determinado produto, faz com que as pessoas entendam que você é uma autoridade no assunto. Seja qual for o seu seguimento.
Seguindo essa mesma linha de raciocínio podemos usar na nossa estratégia online.
Promova o seu item ou itens campeões de vendas nas campanhas do facebook e instagram. Use a possibilidade de fazer a campanha através de geolocalização. Se você tem noção onde o seu público se encontra. É válido limitar a área de atendimento nas campanhas por exemplo de Promoção local do facebook. Então, se você sabe que as pessoas até dez quilômetros do seu negócio, fazem essa locomoção para chegar até você. Não adianta promover para 40, 50 KM de distância, pois elas podem até ver o seu anúncio, mas a tendência é nunca irem até a sua loja, pois dependendo do caso a distância é um fator de desistência. Desta forma evitamos perder dinheiro com anúncios nas mídias sociais.
Impactar o seu público dentro da área de atendimento que você tá acostumado, utilizando o relatório de vendas, promovendo os seus produtos campeões de vendas usando uma chamada atrativa. Certamente você verá como o marketing no varejo funciona e da o retorno financeiro que você espera.