A correria do dia por muitas vezes força o empreendedor a pegar pequenos atalhos, ignorando por sua vez o seu sistema de gestão, por exemplo. Esses pequenos atalhos são pegos e podem gerar uma tremenda dor de cabeça, só pelo fato de não fazer o pedido de compra usando o sistema, comprometendo o recebimento de mercadoria. 

O recebimento de mercadoria:

Vamos imaginar que você tem uma loja de conveniência. Na correria acaba não fazendo o pedido dentro do sistema. O seu fornecedor recebe e fatura isso. Para isso para você emite uma nota e ele te entrega a mercadoria. Por enquanto tudo sob controle.

O problema começa é agora! 

Se você não faz o pedido de compras pelo sistema, existe uma grande chance de receber coisas que você não pediu, porque nem sempre o foi o fornecedor usa da honestidade para entregar apenas o que você solicitou, ele pode te entregar produtos que não foram pedidos.

A pressa é inimiga da perfeição.

Em alguns casos você pode receber produtos com preços diferentes daquilo que foi combinado. Ele pode te entregar em quantidades diferentes, e talvez até num prazo de pagamento também diferente daquilo que foi combinado.

Processos que fazem a diferença.

Um método simples e eficaz é passar a fazer um processo de conferência mesmo que seja esse um processo manual.

Para aplicar hoje no seu estabelecimento.

Através de uma planilha no excel ou através de uma agenda, certamente você vai evitar que produtos que você não pediu e que não fazem parte do teu mix sejam expostos na área de vendas da sua loja de conveniência.

Desta forma você consegue evitar que um cliente tente comprar esse item que não faz parte do seu mix, já que ele não está cadastrado. Dizemos isso, justamente porque o repositor, vai colocar na área de venda, já que o produto está no seu estoque. Ele só não sabe que o item foi mandado sem o seu consentimento por seu fornecedor.

Fazendo esse processo de conferência, é possível evitar o constrangimento do cliente, do seu colaborador e ainda consequentemente, não vai ter que vender a qualquer preço, ou cadastrar de forma errada no sistema só porque o fornecedor mandou a mais e sem aviso.  

Levar o recebimento de mercadoria um pouco mais a sério, seja na sua loja de conveniência ou outro tipo de comércio. Ajuda a estabelecer rotinas e principalmente processos. São eles que garantem junto com o seu sistema, uma gestão eficiente. E o seu bolso agradece. 

Att:

Equipe Multipliko

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.