O que tem de vendedor de automação comercial preocupado com o que vai vender para o varejista no final do ano não está escrito…

Mas, por incrível que pareça, é mais fácil montar esse planejamento do que você imagina.

Nesse post vou te dar 3 ideias do que vender para seus clientes (ou para novos) a partir de HOJE

Coletor de Dados

Seja para locação temporária, seja para compra, todo varejista precisa de mais coletores para fazer seus inventários de final de ano.

Eu já vi os coletores de dados literalmente acabarem nos finais de ano e alguns varejistas ficarem sem equipamentos.

Você vai esperar seu cliente ficar sem ou vai ofertar os equipamentos agora mesmo?

Equipamentos de PDV para BackUp

Nas semanas de Natal e Ano Novo as vendas crescem demais para alguns varejistas. Vários deles ficam com todos os PDVs abertos. Mas aí eu te pergunto: se o seu cliente não tem equipamento de BackUp, o que acontece se uma impressora, um Pin Pad ou um SAT por exemplo quebrarem?

Certamente seu cliente terá que lidar com diversos transtornos, como: mais filas, clientes insatisfeitos, abandono de carrinho e, consequentemente, vendas.

Ofertar equipamento de BacckUp não deixa de ser uma obrigação do vendedor responsável.

Manutenção Preventiva

Já parou para pensar na infinidade de equipamentos que seu cliente tem em uma loja? São balanças, relógios de ponto, impressoras de etiquetas, coletores, leitores, pin pads, micros, impressoras…

Todos eles possuem vida útil, que pode ser em muito melhorada se o cliente fizer manutenção preventiva.

E que tal ofertar para seus clientes uma revisão nesses equipamentos antes de começar uma semana pesada de vendas? É sua obrigação oferecer isso, para evitar que o seu cliente perca vendas.

Vendedores, reflitam comigo: se você não ofertar nada disso, sabe o que irá acontecer? No dia em que qualquer um dos problemas acima acontecer, o problema do seu cliente passará a ser da sua empresa! Logo, a urgência dele e consequente insatisfação se transferirá para você de qualquer forma.

Então não é muito melhor antecipar e evitar que isso aconteça? Seus colegas de trabalho e clientes agradecerão você com certeza.

Dica Final: Incentive seu cliente a fazer estoque de suprimentos

Etiquetas de gôndolas, para produtos, bobinas… Todos suprimentos que podem simplesmente acabar antes do previsto por conta das vendas maiores. Imagine seu cliente que tem açougues sem etiquetas para as balanças ou supermercado sem bobina para vender no PDV?

Incentive seu cliente a aumentar seu estoque de suprimentos. Prevenir é muito melhor do que correr atrás no desespero depois!

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