Nos desafiantes horizontes do mundo dos negócios, muitos empreendedores se encontram em uma rotina desgastante, na qual as responsabilidades administrativas parecem engolir sua agenda e a falta de uma equipe de vendas adequada pode se tornar um obstáculo significativo. Se você se identifica com essa situação, saiba que é hora de repensar e reorganizar a forma como gerencia sua empresa.
Sem tempo para vender? É hora de recuperar o controle!
Provavelmente o administrativo do seu negócio engoliu sua agenda, certo? E você não tem um vendedor ainda, correto?
Então, o seu cenário atual é o seguinte: um monte de coisas para resolver da empresa, várias mensagens no WhatsApp para você dar um retorno, clientes que te indicaram esperando há dias seu contato e várias propostas para fazer acumuladas. Faz sentido?
Continuando: você chega em casa cansado porque só resolveu bucha o dia todo, mal janta com tua esposa e teu filho e espera todo mundo ir dormiu para fazer as pendências comerciais, não é?
Uma rotina organizada é tudo que você precisa agora
E você sabe que amanhã teu dia será igual, e provavelmente você vai precisar trabalhar no sábado na máquina de um cliente que teu técnico não sabe resolver sozinho, certo?
Se essa é a sua rotina e você quer mudar isso, hoje faça o seguinte:
Organize sua agenda:
Dedique apenas 2 horas por dia, no máximo, para focar no administrativo. Se precisar de mais, contrate e forme alguém agora. Se não tem o dinheiro ainda, deixe parte das coisas caírem da mesa.
Saia para vender:
Dedique as outras 6 horas do seu dia exclusivamente às vendas, conquistando novos clientes e atendendo à base atual.
Visite os clientes da base e ofereça o que ainda não contrataram. Peça indicações e prospecte novos clientes perto dos clientes da base satisfeitos.
Organize tudo em um CRM
Existem opções gratuitas, como a versão da RD Station. Coloque todas as informações lá.
Reprograme sua mente para ter como foco principal a aquisição de novos clientes. Um caixa cheio te permitirá organizar qualquer coisa.
Se sobrar dinheiro, siga essa ordem:
Contrate 1 administrador, 1 comercial e 1 suporte.
Treine o comercial, começando pela base de clientes e/ou organizando sua agenda de visitas, propostas, etc.
Conclusão:
Em meio a todas as tarefas e desafios, lembre-se de que a sua empresa é uma extensão de você. Portanto, a organização e o crescimento de seu negócio não são apenas uma necessidade, mas uma oportunidade de transformação pessoal e profissional. Implementar as dicas e estratégias mencionadas neste guia pode ser a chave para uma mudança real e positiva. Assim, você poderá equilibrar sua vida pessoal e profissional, conquistar novos clientes e construir uma base sólida para o sucesso contínuo do seu empreendimento. Lembre-se: você não está sozinho, e a ajuda está disponível para fazer dessa transformação uma realidade. Portanto, não hesite em buscar o apoio necessário e dar o próximo passo em direção a um futuro mais produtivo e equilibrado.