Você usa algum CRM? Já parou para pensar em quantos negócios cada vendedor tem para fechar ou quantas propostas foram enviadas? E se você for o único responsável pelas vendas, quantas propostas você enviou este mês e quem está pronto para fechar negócios? Seja qual for o seu caso, uma verdade inegável é que a organização é a chave para o sucesso nas vendas.
Muitas vezes, oportunidades valiosas estão escapando por entre os dedos devido à falta de organização. Neste texto, vamos dar dicas práticas para você implantar hoje. Não importa se você possui um CRM ou não, há maneiras simples e eficazes de manter o controle das suas oportunidades e melhorar sua taxa de sucesso.
Organização e vendas
Vamos mergulhar nesse processo de organização e descobrir como maximizar o potencial das oportunidades que já estão à sua disposição. Afinal, muitas empresas não precisam apenas de novos clientes, mas também de cuidar melhor daqueles que já estão em casa.
4 Passos para colocar a casa em ordem:
1 – Organizar as oportunidades
Não tem CRM? Ok. Faz uma planilha e pede para todo mundo incluir todas as propostas enviadas e não fechadas nos ultimos 90 dias. Faz no Google Drive ou outra ferramenta similar para que todos possam editar na nuvem.
2 – Clareza do que está sendo negociado
Marque uma reunião caso tenha equipe de vendas e pergunte a cada vendedor o status de cada negociação. Obs.: é normal o pessoal não fazer ideia. Serão totalmente pegos de surpresa.
3 – Mostre que você tem real interesse nos resultados
Peça a equipe para falar com cada cliente e pegar um status atualizado e marque um bate papo individual com cada vendedor para o dia seguinte, para pegar uma atualização.
4 – Organização e vendas gera previsibilidade de escala
Questione, questione e questione os vendedores! Quanto mais informações te passarem maior a chance de você aumentar sua média de vendas.
Pense nisso: muitas empresas não precisam de mais potenciais clientes. Só precisam cuidar melhor daqueles que já estão em casa.