Seja você alguém que está pensando em abrir uma empresa para trabalhar com AIDC ou é dono de uma empresa que já trabalha com tecnologia e quer colocar AIDC no seu portfólio sem dúvida esse post é para você.

Vou detalhar o passo a passo para fazer isso sem esconder nada. Mas, primeiro, quero te fazer uma pergunta e preciso que seja sincero. Você sabe MESMO o que é AIDC?

Digo isso porque algumas pessoas me procuram dizendo que querem começar a trabalhar com AIDC mas sabem pouco sobre o assunto.

Apenas identificaram como uma boa oportunidade, porque um cliente falou, ou um amigo disse, mas não se aprofundaram no tema. Se esse é o seu caso não se preocupe: você pode tirar as suas dúvidas lendo esse outro post que preparei sobre o assunto.

Agora que você já sabe de verdade o que é AIDC vamos ao passo a passo:

Escolha os Fornecedores

Você precisará escolher os fornecedores de equipamentos e softwares com quem irá trabalhar. E também precisará fazer uma escolha: você prestará serviços de Site Survey ou terá um parceiro para te auxiliar com isso? Esse assunto, em especial, trataremos mais para frente.

A boa notícia é que não faltam opções de fornecedores de equipamentos e softwares. A má notícia é que se você não tiver foco, vai acabar se perdendo nesse processo.

Para facilitar vou te dar uma recomendação pessoal: preocupe-se única e exclusivamente com o apoio pré e pós venda que você terá no começo.

Parece óbvio mas não é. Alguns fornecedores possuem ótimas estruturas de pré e pós venda e outros nem tanto assim. E mesmo para os Autodidatas, começar a trabalhar com automação comercial sem apoio pode ser bem complicado.

Por isso investigue com os fornecedores:

Fornecedores de Equipamentos

Para quem quer começar a trabalhar com AIDC a primeira coisa que precisa entender é que existem menos marcas disponíveis para trabalhar se comparado com automação comercial.

Por isso é importante ter em mente que existem 3 empresas dividindo a maior parte do mercado: Datalogic, Honeywell e Zebra. Além delas, destaco como relevante a Argox por conta de uma impressora de etiquetas específica, a OS214.

Entendido isso é importante ter em mente que existem outras marcas menores, que também desempenham um excelente trabalho. Destaco a Compex, a Opticom e a DATECS.

E é claro que, nesse momento, uma polêmica pode se formar. Isso porque as marcas menores, como Compex por exemplo, atendem diretamente os revendedores. Ou seja: no caso da Compex você falará diretamente com o fabricante.

No caso da Zebra, Honeywell, Datalogic e Opticom, você falará com os distribuidores para todas as operações envolvendo compra ou venda (agenciamento), disponibilidade de estoque, etc…

Não tenho opinião formada sobre o que é melhor fazer, nesse caso. Isso porque trabalhei com praticamente todas as empresas descritas acima e posso afirmar que o atendimento de todas elas é muito bom. Por isso, vou deixar com você a tarefa de escolher aquilo que lhe parece melhor, levando em consideração a sua empresa.

Sendo assim, você deverá pesquisar no Google as seguintes empresas, que podem te fornecer equipamentos

Não coloquei o link acima de propósito. O motivo é simples: prefiro que você vá ao Google e pesquise sobre cada uma das empresas. Todas elas possuem telefones de contato específicos para novos revendedores.

Basta ligar no telefone indicado, apresentar-se e dizer que quer começar a revender AIDC. Você será direcionado para algum vendedor interno, que vai te passar os documentos necessários para cadastro.

Uma vez o cadastro concluído certamente você receberá um usuário e senha para acessar seu painel do revendedor, onde terá acesso a informações importantes como tabela de preços, política de pagamentos e parcelamentos, frete, etc…

Dica importante: Escolha 2 fornecedores para começar pois “quem tem um não tem nenhum”.

Critérios para escolha:

Importante: exija do vendedor que irá te atender um breve treinamento básico de como colocar um pedido, tempo de resposta para aprovação de crédito, tempos médios para entrega, etc… Isso é muito importante para você entender duas coisas: prazo de entrega que você poderá dar para o seu cliente e passo a passo da “burocracia” de cada distribuidor.

Também é importante você saber que é possível agenciar suas vendas, que é basicamente colocar o pedido no distribuidor e ele faturar diretamente para o seu cliente, te pagando uma comissão pela venda.

Existem casos onde o agenciamento é totalmente recomendado. Inclusive, tem um vídeo no meu no canal do YouTube falando sobre o tema. Basta clicar aqui e procurar agenciamento.

Dito isso, quando escolher os 2 distribuidores minha próxima recomendação é começar com marcas que possuem maior base instalada, são mais conhecidas e possuem uma linha maior de produtos. Eu começaria com Zebra, Honeywell e Datalogic.

Trabalhando com essas marcas você terá diversas opções de produtos para experimentar e conseguirá levar para o seu cliente uma “solução completa” de hardware.

Escolhido os fornecedores de equipamentos agora você precisa escolher os fornecedores de Softwares.

Fornecedores de Software

Mesmo se o seu foco for a venda de equipamentos é importante que firme parcerias sólidas com desenvolvedores de software, em especial aplicações para inventário de estoque.

Como sempre digo, o que deve motivar a escolha do parceiro são aspectos pessoais, técnicos e aquele feeling de olhar para o parceiro e saber se ele combina ou não com você e com a sua empresa.

Fatores que devem determinar sua escolha:

Recomendo, para começar, apenas um parceiro de software. Motivo simples: capacitação para venda e suporte técnico. Um Sistema você absorve rápido. Com 2, sendo capacitado ao mesmo tempo, você tende a confundir recursos que tem em um e que não tem no outro e vai acabar fazendo uma venda pouco qualificada. Venda mal feita, cliente cancela o contrato. Simples assim, entende?

Então fique muito bom em um sistema para depois começar a pensar em colocar um segundo na sua prateleira. E faça isso apenas se for realmente necessário.

Aliás, essa dica também vale para os distribuidores: por mais que eu tenha recomendado você ter dois parceiros para começar, procure centralizar o máximo de negócios em um no início.

Assim você fica bom no processo, entende como ele funciona e se “acostuma”. Sabe aquela máxima do Barato sai caro? Então, ela vale também para você na hora de trocar o parceiro por 5,00 de desconto em um monitor e ter que conviver com um novo processo que você não domina.

Parceiro para Site Survey

O Site Survey é um serviço que bons revendedores de AIDC oferecem para seus clientes. O objetivo é simples: garantir que a infra estrutura que será montada no depósito ou ambiente do cliente será adequada para que os equipamentos funcionem corretamente.

Isso porque os coletores de dados hoje trabalham com comunicação wireless. Por isso, um bom ambiente de rede é fundamental para que eles funcionem bem. Só que não é qualquer ambiente de rede. É necessário fornecer um ambiente profissional.

Essa é uma decisão importante a ser tomada inclusive por você: decidir se terá alguém na sua empresa com competência para isso ou se você trará um parceiro de mercado para ajudar.

Na minha opinião só compensa investir nos equipamentos e time necessários para ter isso interno se o seu desejo em avançar em AIDC for grande demais e não apenas um teste. O investimento em equipamentos e pessoal para isso é alto e deverá um tempo para você amortizar o investimento.

Por isso, se você quer experimentar o mercado de AIDC antes de fazer grandes investimentos busque um parceiro que faça o Site Survey para você. E ninguém melhor para te indicar isso do que os próprios fabricantes. Eles conhecem os melhores disponíveis pois se relacionam com eles o tempo todo.

O que você não pode, em hipótese alguma, é não ter uma alternativa para isso. A mensagem que mandará para o mercado (e seus potenciais clientes) será de uma empresa pouso profissional.

Seguindo esse passo a passo tenho certeza que você terá muito sucesso em seu início de jornada com AIDC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.