Na ânsia de vender, muitos vendedores praticam um discurso de vendas que não é condizente com aquilo que sua empresa é. Pior: se você resolver perguntar para cada colaborador descrever sua empresa, como ele a vê ou como venderia para a empresa para um potencial cliente, você ficará assustado: as chances são que cada um deles fará isso de uma forma diferente.
Mas as coisas podem ficar um pouco mais preocupantes. Faça esse exercício com seu sócio (caso você o tenha) e você perceberá que você e ele vendem sua empresa de forma totalmente diferente.
Os problemas que isso gera?
- Falta de credibilidade: a forma como o cliente vê sua empresa. Afinal, qual a empresa que ele contratou? A que foi “vendida” pelo vendedor ou a “real” que é apresentada pelo demais times após a venda?
- Diminui seu Ticket Médio: o cliente pesca no ar inconsistências. E, quanto maior a inconsistência, maior o desconto que ele irá te pedir, caso ainda resolva comprar de você.
- Dificuldade na retenção: cliente que se sente enganado cancela contrato rápido. Certamente cancelará o contrato que fez com sua empresa se perceber que foi enganado.
E é fácil entender porque seu cliente se comporta assim. Basta se colocar no lugar dele. Imagine-se reservando um hotel que te promete uma coisa e, quando você chega até lá com sua família, percebe que não é a mesma coisa que te venderam. Como você se sente com isso?
Sua dúvida certamente é: como resolver esse problema? Bom, daremos 3 Dicas para deixar seu discurso de vendas mais atraente e íntegro:
Tenha uma Headline
Headline é uma frase que define sua empresa. Pense que você tem apenas 5 segundos para conquistar a atenção do seu cliente. O que diria para ele? Isso é a Headline.
Construa uma Copy de Vendas
A Copy de Vendas nada mais é do que um texto que defende a Headline. Se você diz para o mercado que possui o melhor software para gestão de contabilidade do brasil, precisa defender porque e como chegou a isso.
Construa um Portfólio de Produtos
Uma vez construída a HeadLine e a Copy de Vendas é a hora de montar seu portfólio de produtos e construir um discurso de vendas para cada um deles.
Montando o Discurso de Vendas desta forma não importa o que você vende: primeiro seu time venderá sua empresa e depois os produtos.
No vídeo abaixo falamos de forma estruturada como fazer isso, passo a passo:
Espero que gostem!