Se você é novo no varejo e está abrindo uma loja já deve ter recebido do seu contador a orientação de comprar uma solução de automação comercial. Na hora de pesquisar certamente vem a dúvida: o que devo comprar? Impressora Fiscal ou SAT, NFCe? O que de fato eu preciso?
A dúvida é normal graças as SEFAZ
As secretarias da fazenda estaduais ajudam a criar a confusão. Até 2012 todos os estados trabalhavam com impressora fiscal. Foi feito um convênio entre os estados ainda nos anos 90 criando a padronização do equipamento para emissões de cupons de venda e no sistema de gestão da arrecadação do ICMS.
Impressora Fiscal ou SAT?
O problema é que, na hora de pensarem em como levar mais tecnologia para o processo, cada estado pensou em uma forma diferente de fazer. E aí as dúvidas começaram.
O que você precisa depende do estado onde você está
Se você é de São Paulo, saiba que a impressora fiscal não pode ser mais utilizada. Agora, você tem duas opções:
- Utilizar a NFCe (nota fiscal eletrônica do consumidor) e ter equipamentos SAT para contingência;
- Utilizar diretamente o SAT conectado a uma impressora não fiscal.
Impressora Fiscal ainda existe. Em Santa Catarina…
Se você é de Santa Catarina você tem que usar a Impressora Fiscal Conectada. Santa Catarina é o único estado que insiste no uso de impressora fiscal. Essa insistência tem feito com que o varejista invista muito na impressora fiscal mas não tem jeito: lei é lei.
E nos demais estados? O que devo usar?
Basicamente NFCe, que depende mais de software do que de equipamentos. Na NFCe o responsável pelo envio dos cupons fiscais é o software. A impressora não fiscal conectada serve apenas para emissão do cupom para o cliente.
E a exceção fica para…
O Ceará. O Ceará vai adotar um SAT, que ele chama de MFe, que possui características similares ao SAT paulista. O SEFAZ de lá foi, e não foi e agora marcou novamente data para entrada em vigor: outubro/18.
Mas eu ainda tenho dúvidas. Quem pode me ajudar?
Ninguém melhor do que uma Revenda de Automação Comercial para te ajudar com estas dúvidas. As revendas de automação comercial são especialistas no assunto, possuem ótimo relacionamento com fabricantes e com o Fisco do seu estado e são os melhores aliados para resolverem seus problemas.
Precisa de automação? Chame uma revenda!