É recorrente me perguntarem: com o que você trabalha? E quanto eu respondo simplesmente “com automação comercial” as pessoas me perguntarem:

Mas o que é Automação Comercial?

Nem sempre é uma tarefa fácil explicar. Costumo dizer o seguinte: sabe quando você vai até um supermercado, uma padaria, uma loja de roupas, uma boutique ou qualquer outro tipo de comércio e, quando você vai passar no caixa, o(a) operador(a) registra os itens em um leitor de código de barras e o que você está comprando aparece na tela do software?

Então! Isso é automação comercial.

Na sequência costumo emendar: automação comercial é um conjunto de equipamentos e softwares que as empresas de varejo utilizam para otimizar seus processos e gerenciar melhor seu caixa.

Na prática, é exatamente isso o que as Revendas de Automação Comercial entregam. E é isso que os varejistas e pequenos empreendedores esperam receber quando contratam.

Por onde começo a automatizar o meu negócio?

Normalmente quem vai te pedir isso é o seu contador. Caso queira se antecipar recomendo pesquisar no Google Revenda de Automação Comercial e acrescentar sua cidade. Isso se você não deixar o serviço de localização do Google ativado.

Com essa pesquisa você já terá acesso a possíveis fornecedores de equipamentos e softwares para sua empresa. Na semana passada nós postamos um Guia dizendo o que você deve comprar para começar um bom projeto de automação comercial. Clique aqui > Como começar um negocio: sua loja precisa de Automação Comercial

De qualquer forma posso te recomendar três cuidados:

Quero falar mais sobre o tópico 3. Já vi muito empresário ter problemas graves por não observar este detalhe.

Porque falar com uma Revenda de Automação Comercial é importante?

Porque abrir uma loja dá um trabalho absurdo. Principalmente se você for um marinheiro de primeira viagem. São centenas de assuntos, burocracia, fornecedores… Tudo aquilo que seu bolso permitir a você otimizar, não pense duas vezes: otimize.

Uma revenda de automação comercial é especialista em tecnologias para o varejo. Uma boa revenda pode ser um grande aliado que vai tirar um peso enorme das suas costas e você poderá usar o tempo que usaria para comprar equipamentos mais baratos e para baixar software gratuito em outro ponto fundamental para o seu negócio: o cadastro de produtos.

Porque o cadastro de produtos é tão importante para a automação comercial funcionar?

Porque sem produto cadastrado o leitor de código de barras não funciona. Produto sem cadastro gera filas, desconfiança por parte do consumidor e impacta diretamente na credibilidade do seu negócio.

Um cadastro mal feito te impede de gerenciar suas compras e, consequentemente, seu estoque. Diga-me: se você não sabe o que seu cliente compra como sabe o que comprar? Ou você se julga de fato mais esperto que o seu cliente?

Como me preparar para comprar meu projeto de Automação Comercial

  1. Não gaste todo o seu dinheiro antes de saber quanto precisará investir em tecnologia: Muitos empresários, especialmente varejistas, investem milhões em prédio e reforma e deixam migalhas para o projeto de automação comercial. Depois não sabem porque o cliente não volta em sua loja;
  2. Cote com duas ou mais revendas ou peça indicação: se você já tem um amigo com loja e ele já possui uma revenda de confiança nem pense duas vezes – procure fazer seu projeto com quem faz bem feito;
  3. Não compre só preço: porque pela internet um leitor custa 100,00 e com a revenda custa 150,00? É bem simples: a revenda embute no preço do produto custos como entrega, instalação e treinamento. Ou você acha que a revenda da internet vai até sua loja instalar o que você comprou?

IMPORTANTE: não temos nada contra você comprar absolutamente nada pela Internet. Apenas entenda que, dificilmente, você receberá o mesmo atendimento que terá com uma Revenda de Automação Comercial.

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