Por que seu cliente compra da concorrência aquilo que você tem para vender

Nada pode ser mais frustrante para um empreendedor que tem uma Revenda ou Software House do que perder um cliente que foi buscar na concorrência um produto ou solução que sua empresa tem para vender.

O roteiro é simples:

Empreendedor: oi cliente, passei aqui para ver se você está bem

Cliente: estou sim. Olha que legal esse relógio de ponto que eu comprei.

Empreendedor: como assim? Comprou um REP e não comprou de mim?

Cliente: EU NÃO SABIA QUE VOCÊ TRABALHAVA COM REP

EU NÃO SABIA QUE VOCÊ TRABALHAVA COM REP

EU NÃO SABIA QUE VOCÊ TRABALHAVA COM REP

Isso fica martelando assim na sua cabeça né?

Eu sei que você fica com raiva. Muitas vezes até do seu cliente. Soa como um “oportunismo” do cliente, que é seu parceiro, ir buscar na concorrência e não te ligar não é?

Mas eu quero te convidar para ver as coisas sob um outro ponto de vista. Porque o seu cliente tem que te procurar? Porque você não o procurou antes para oferecer?

Certamente você está pensando: mas ele é MEU cliente. Ele tem que procurar em casos assim.

Infelizmente as coisas não funcionam mais dessa forma. Hoje em dia, os clientes querem facilidade e agilidade. Querem resolver qualquer problema rapidamente. E, em especial se seu contrato é muito simples, de um produto muito simples, o cliente tende a não “perder tempo” indo até o seu site verificar se você tem o produto. Ele olha no Google.

Ah, mas ele poderia ter me chamado no WhatsApp. Veja, você faz isso hoje? Você chama todo e qualquer prestador de serviço que conhece pelo Whats para cotar algo antes de comprar?

Sinto em dizer, mas você não faz isso. E, por mais que o software ou o hardware que você fornece sejam importantes, para a esmagadora maioria dos clientes somos mais um prestador de serviços, que pode ser substituído facilmente, como a operadora de telefonia e internet ou a empresa de seguros.

Logo, é nossa obrigação enquanto fornecedor, fazer chegar ao nosso cliente aquilo que podemos vender para ele.

Ah Vitor, mas como fazer isso?

É mais simples do que você pensa.

Comece a enviar para seus clientes emails oferecendo produtos e serviços. Construa um e-mail para cada produto, serviço ou módulo adicional que você oferece na sua empresa e envie para seus clientes.

Só que não é qualquer email. E não é de qualquer produto ou serviço. Há um método para fazer esse processo chamado Matriz de Oportunidades. Um método simples de implementar e fácil de usar que transformará sua base de clientes em um terreno fértil para vendas, o tempo todo.

E, como bônus, um efeito colateral importante: quanto mais produtos e serviços seu cliente compra de você, maior sua chance de retenção, seja por admiração ou dependência. Além disso, menos chance de um concorrente entrar no seu cliente.

Mas eu não sei por onde começar.

Eu te entendo, e penso que é complicado mesmo começar a fazer uma coisa que não é do seu dia a dia.

Mas, para isso, eu tenho uma solução. Estou com inscrição aberta para a próxima Turma de Mentoria da Máquina de Vendas. É a sua oportunidade de ter contato com um método comprovado e já implementado em centenas de Software Houses e Revendas de Automação Comercial em todo o Brasil.

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Um abraço!

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