Você já parou para se perguntar: porque eu acordo todos os dias? O que fazemos aqui na minha Revenda causa de fato algum impacto para o meu cliente? Qual a transformação que proporcionamos para o nosso cliente?
Você acha que não é importante pensar nisso não é mesmo? Talvez na sua cabeça passe o seguinte: o cliente precisa de mim porque o FISCO diz que ele precisa. Ou você pode pensar: não tenho que me preocupar com isso.
Pois eu tenho certeza que você deve.
Porque devo me preocupar com a transformação que causo no meu cliente?
Por um motivo simples. Empresas que transformam o negócio de seus clientes tem maior venda, margem e consequentemente lucratividade.
Se você não transforma o negócio do seu cliente você simplesmente é descartável, não é importante e pode sim ser substituído com facilidade.
Sabe aquele sentimento que bate em você de vez em quando: puxa vida, já fiz tanto por este varejista. Já ajudei ele com isso, isso e aquilo. Porque ele não reconhece?
Simples. Porque você parou de fazer isso.
A revenda de automação comercial deixou de causar transformação no varejo
A revenda de automação comercial era um grande agente transformador. Levava tecnologia, novidades, processos, melhorias. Levava gestão. Os clientes antigos sabem disso.
Não a toa, são os clientes antigos que te pagam mais. Como eu sei disso? Eu sei disso porque convivo com revendas há mais de 17 anos e conheço suas dores. Sei que os clientes antigos são os que pagam mais porque eles te vêem assim, como transformadores.
Para os novos clientes você resolveu parar de fazer isso. Você empacotou seus serviços de qualquer jeito para vender barato. Mas isso não significa que você não pode causar transformação mesmo com baixos tíquetes.
Transformação não tem nada a ver com ser caro
Você não precisa arrancar as calças do varejista para causar transformação. É um erro pensar assim. Você só precisa adequar sua oferta a valores perceptíveis.
Ofertar uma solução de automação por 150,00 mês só para emissão de cupons não é transformação. Mas e ofertar uma solução por 180,00 mês que, quando parar de emitir cupom por qualquer motivo você resolverá o problema dele em até 4 horas?
Isso é resolver o problema. Isso é transformar. Ah Vitor mas meu cliente não vê valor nisso? Não mesmo? Ou você que não sabe mais como demonstrar isso para ele?
Há quanto tempo você não visita seu cliente para perguntar o que é valor para ele?
Tenho certeza que não é da sua cabeça que sairá a solução para isso. Entreviste seu cliente, converse com ele, pergunte. Só assim você saberá como ser um parceiro e não simplesmente um fornecedor de solução fiscal.
Uma resposta
Gostei do seu artigo. Muito bom, bem explicativo, com ótimas dicas. Meus parabéns