Se você trabalha com equipamentos, serviços ou softwares e ainda não sabe o que é agenciamento de vendas saiba que pode estar perdendo muito dinheiro e oportunidades de negócios.
O agenciamento de vendas é uma modalidade que todos os distribuidores que atuam no mercado de automação comercial (e acredite se quiser alguns fabricantes também) disponibilizam de faturamento direto para o cliente final.
Na prática, o revendedor passa o pedido para o distribuidor com os dados do cliente final e o distribuidor:
- Faz a Análise de crédito do cliente;
- Faz a separarão dos produtos;
- Emite a Nota Fiscal;
- Contrata a transportadora e garante a entrega ao cliente final.
Nessa modalidade, o revendedor de automação comercial receberá uma “comissão” sobre a venda, normalmente calculada da seguinte forma:
(Valor da Venda) – (Valor de Custo do Produto) = Comissão Bruta
(Comissão Bruta) – (Impostos sobre margem da revenda) – (custos financeiros) – (frete) = Comissão Líquida
Vamos fazer um cálculo simulado para entendimento de um produto vendido por 2.500,00 que custa 2.000,00:
(2.500,00) – (2.000,00) = 500,00 – Comissão Bruta
(500,00) – (0,18*500,00) = 410,00 – Comissão Bruta menos Impostos
(410,00) – (50,00) – (30,00) = 330,00 – Comissão bruta menos custos financeiros e frete (se houver), gerando uma comissão líquida de 330,00
A partir disso a Revenda emite uma Nota Fiscal de Serviços no valor de 330,00 e recebe a comissão.
Em um primeiro momento, aqueles que estão acostumados a comprar para revender podem pensar: não vale a pena.
Mas não é bem assim.
Essa mesma operação em uma revenda que opta pelo Simples Nacional como modelo de tributação gerou, no mínimo, 125,00 de imposto (considerando alíquota de 5% sobre 2.500,00).
Nesse caso o lucro da operação já estaria em 2.500,00 – 2.000,00 (preço de custo) – 125,00 = 375,00.
Mas ainda há o custo do frete, do armazenamento do produto e o principal: do caixa necessário para comprar o produto, muitas vezes pagar o fornecedor e só depois vender.
Além disso, há um outro fator complicado, que é a inadimplência. Caso esse cliente não pague a revenda que optou pelo agenciamento terá um prejuízo de apenas 330,00. Em contrapartida, a revenda que comprou para revender terá um prejuízo de 2.000,00. Logo, o fator risco acaba pesando nesse caso.
Por esse motivo, montei uma lista de situações em que o agenciamento tende a ser mais vantajoso do que a compra e venda:
- Empresas de Software ou Prestação de Serviços que não possuem Inscrição Estadual. Assim podem emitir Nota de serviço apenas para resgate de comissões;
- Empresas que não possuem espaço físico e segurança para armazenar estoque;
- Empresas que compram e vendem e que estão no Simples Nacional – Recomendo agenciar tudo o que não for venda emergencial;
- Operações interestaduais, independente do tipo de empresa;
- Pedidos muito grandes que podem expor a revenda a um problema de caixa em caso de inadimplência;
- Venda de produtos dolarizados, sujeitos a variação cambial.
Agora, se você compra e vende, leu esse Post e se animou com a possibilidade de agenciar, tome cuidado com uma coisa importante: você precisará reduzir seu custo operacional.
Portanto, se você passar a agenciar 10% do seu faturamento total, reduza seu custo operacional em 10%. Se passar a agenciar 15%, reduza em 15 e assim sucessivamente.
Caso contrário você poderá ter problemas de fluxo de caixa, fechado?
Um abraço!
Uma resposta
Conhece algum sofware para administraçao de agenciamento de vendas?