Você empreendedor tende a ser uma figura solitária, que luta batalhas diárias muitas vezes sem ter com quem conversar. E, baseado na minha experiência ao lidar com empresários por mais de 20 anos, vejo que quanto maiores são as suas dúvidas e dificuldades, mais você tende a se fechar na sua “caixinha”, expondo cada vez menos os seus problemas, seja por receio em demonstrar insegurança ou fraqueza, seja por simplesmente não ter que com quem falar.

Interessante dizer que quando falo em dúvidas e dificuldades não estou falando aqui somente de empreendedores endividados. Estou falando também de quem está capitalizado, com vontade de crescer, expandir e muitas vezes não sabe por onde começar.

É engraçado pensar que você, seja do segmento que for, parece padecer da “Síndrome do Super Homem”, como se, apenas pelo fato de ser um empreendedor, tem a responsabilidade de saber as respostas para todos os problemas e dúvidas que possui.

E é aí que entra a importância de participar de um ambiente de iguais, de pessoas como você. É por isso que participar de um Programa de Mentoria é importante.

É claro que aqui é necessário fazer uma distinção importante sobre Programa de Mentoria e Programa de Coach. Ambos possuem sua importância, mas são coisas distintas.

Enquanto em um Programa de Mentoria o foco é ajudar o indivíduo a alcançar um resultado ou implementar um ou mais processos desejados e que nunca foram tirados do papel em um Programa de Coach o foco está no desenvolvimento do indivíduo e de suas competências.

Ou seja: o programa de mentoria pode focar na sua empresa e equipe e o programa de coach tende a focar em você.

E porque estou conversando com você sobre isso? Simples. Porque eu acredito de verdade que um Programa de Mentoria pode mudar os rumos de sua empresa.

Um bom Programa de Mentoria funciona como uma bússola. Ele tende a seguir um roteiro de implementação, um passo a passo de atividades que você deve seguir para atingir um objetivo ou implementar um processo. E o que dá solidez para ele é justamente o fato de que outros empresários, em situações parecidas com a sua, já passaram pelo Programa e obtiveram resultados interessantes e comprovados.

Ah Vitor, mas eu sei o que eu preciso fazer. Só preciso começar.

Pois é. E porque nunca começa? Será que é porque te falta confiança ou certeza do caminho que deve seguir.

Todas as vezes que participo de treinamentos vou para aprender coisas que já sei.

Será mesmo? Ao longo da vida já fiquei com essa impressão algumas vezes. Mas aprendi com o tempo que essa sensação nada mais era do que meu cérebro me pregando uma peça.

De fato, eu não sabia daquilo. Só parecia que sabia. E aí alguém foi lá e me ajudou a dar um “click” no meu cérebro.

Em um Programa de Mentoria, uma sacada, uma frase, uma palavra, pode mudar radicalmente o rumo da sua empresa. É um acumulado tão grande de conhecimento sendo transmitido que, às vezes, uma única ideia já é responsável por reprogramar seu cérebro para sempre.

Não é para mim, pois estou muito desorganizado e não vou conseguir acompanhar os demais.

Esse é o medo universal do empreendedor: sentar-se numa mesa onde ele não é o mais inteligente. Como muitas vezes você é paparicado pelo seu entorno, sei que pode ser difícil voltar a se sentar em uma mesa onde você não é o cara.

Mas é importante olhar as coisas por outra perspectiva: empresários mais bem sucedidos com desejo de compartilhar o que sabem podem te levar mais longe e mais rápido. Na vida muito se copia. Porque não usar uma fórmula pronta que dá resultado no seu negócio?

Se você for esperto não faça sozinho, chame seu sócio ou líderes para participarem também

Programa de Mentoria é para lideranças, sejam diretores, gerentes, etc… Se o programa permite que participem, porque não convida-los? Quanto mais gente souber, melhor. Mas fácil de implementar na sua empresa.

E porque estou te contando tudo isso? Porque acabo de lançar o Programa de Mentoria da Máquina de Vendas de 2021.

Todas as técnicas e estratégias em Marketing e Vendas que você precisa saber para implementar em sua Revenda de Automação Comercial de AIDC ou Software House estão nesse programa.

Quer saber mais sobre ele? É só clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.