Não.

Esse post poderia simplesmente acabar aqui.

O vendedor precisa garantir que aquilo que ele vendeu será entregue pelas outras equipes da empresa.

E existe apenas uma forma do vendedor fazer isso: passando o “bastão” corretamente. Ou seja: entregando para os demais times um resumo claro das expectativas que o cliente tem com o projeto, o que foi vendido e quando deverá ser entregue.

Evidente que, a depender do projeto, entregar todas essas informações não será suficiente para que as demais equipes realizem todo o trabalho.

Isso porque, a depender do tamanho do projeto, há um longo caminho até a entrega e o cliente, em determinados momentos, pode se equivocar ou cobrar algo que não está no escopo.

Portanto, a qualquer momento em que for verificada uma inconsistência entre aquilo que o comercial vendeu e aquilo que o cliente espera pelo time de implantação este, que é o responsável por conduzir o projeto deve chamar a todos os envolvidos para tirar qualquer inconsistência a limpo.

E o comercial, quando procurado pelo cliente por telefone, não deve se esquivar. Cliente ligou, atende. Está com problema? Diz que vai resolver.

Nada deixa um cliente mais chateado do que um comercial que se esquiva, que não assume responsabilidade.

Por isso vendedor 4.0 aprenda: sua responsabilidade com seu cliente é eterna. Quer ter um cliente satisfeito para sempre? Cuide dele.

E ajude-o a resolver um problema quando ele acontecer.

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