Acreditem se quiser: embora o mercado de automação comercial seja gigante, com milhares de empresas atuando nele, não há uma definição clara, prática, objetiva do que seja automação comercial.

De qualquer forma, me aventurei em criar uma que me parece a mais apropriada para o momento, levando em conta o trabalho executado pelas empresas que fornecem esse serviço para os varejistas:

O que é Automação Comercial?

Um conjunto de equipamentos, softwares e serviços que automatizam processos de uma empresa de varejo

Aliás, se você quiser realmente ir a fundo no tema eu postei um vídeo no meu Canal no YouTube falando mais sobre o assunto:

Sendo assim, todas as vezes que um varejista, seja ele de qual segmento for, pensar em automatizar e informatizar os processos de atendimento de sua loja, ele precisará de uma solução de automação comercial.

O que compõe uma solução de Automação Comercial

São 3 grupos de produtos que compõe uma solução de automação Comercial:

  1. Equipamentos (também chamado de Hardwares): Computadores, impressoras, leitores, no-breaks, gavetas, balanças… Basicamente todos os equipamentos que são necessários para automatizar uma loja de varejo estão nesse grupo.
  2. Sistemas (também chamado de Softwares): software de PDV (ou sistema de caixa) e software de retaguarda (também chamado de software de gestão ou ERP).
  3. Serviços: orientação técnica, montagem e configuração dos equipamentos, treinamento dos usuários nos sistemas, acompanhamento para abertura da loja, consultoria em processos de gestão, assistência técnica e pós venda dos equipamentos, etc…

Minha recomendação pessoal para varejistas, em especial os que estão começando ou de micro e pequeno portes, é de tentar contratar tudo de um único fornecedor, pois o seu foco deve estar no negócio em si.

Ficar buscando fornecedor mais barato para tudo tende a gerar o famoso “barato que sai caro”.

Basta pensar da seguinte forma: inauguração da loja, aquela ansiedade para abrir, os clientes chegando, comprando e, na hora de passarem no caixa, as compras não passam porque o computador foi comprado em uma lojinha de informática qualquer que parou de funcionar do nada?

Ok Vitor, já entendi que o recomendado então é buscar empresas especializadas nisso. Mas quais são essas empresas?

Como contratar uma solução de Automação Comercial?

Para contratar uma solução de automação comercial o varejista deve falar com uma Revenda.

Existem aproximadamente 5.000 Revendas de Automação Comercial espalhadas pelo Brasil. São empresas especializadas em oferecer tanto equipamentos, quanto sistemas e serviços.

E é bastante fácil encontrar esse tipo de empresa. Basta digitar no Google a palavra automação comercial e sua cidade que o próprio Google vai te passar as melhores referências, com base no trabalho que está sendo feito por essas revendas na Internet.

Veja um exemplo abaixo para a a Cidade de Iconha, no Espírito Santo:

Mas Vitor, será que essas empresas que o Google está me sugerindo são as melhores opções? Não necessariamente.

Mas reflita comigo: porque um varejista deve contratar uma empresa de tecnologia (afinal de contas automação comercial é um braço de tecnologia) que não usa a tecnologia para vender?

Ainda assim há uma outra forma de um varejista buscar uma empresa de automação comercial confiável: pedir indicação.

Outros varejistas podem indicar seus fornecedores. Além disso, todo contador que se preza conhece opções.

Isso porque no processo de implantação da solução de automação comercial o contato entre contador e revenda é bastante importante e frequente.

Por isso, quando o contador tem uma boa experiência com a revenda, é natural que acabe indicando para outros clientes.

Espero que esse post tenha te ajudado a entender mais sobre o tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.