2020 foi um ano diferente de todos. Mas o varejo deu sua resposta e recuperou ainda em novembro (antes da Black Friday) as perdas da pandemia. Agora é hora de planejar 2021. Então o que fazer na primeira semana do ano de 2021?

Se você é vendedor, você tem duas lições de casa para fazer:

Arrume o CRM

Deixe nas etapas de proposta, follow up, fechamento apenas os negócios que você tem certeza que serão fechados em janeiro. Os demais negócios coloque como lead qualificado.

Porque? Porque todo o final de ano é um momento de reflexão, inclusive para seus clientes. E as coisas podem ter mudado. Durante o mês você fará os follow-ups e poderá atualizar o CRM e deixa-lo com uma cara mais precisa.

Faça sua Matriz de Oportunidades

Já falei várias vezes sobre esse assunto então é simples: assiste o vídeo abaixo caso você ainda não saiba o que é matriz de oportunidades. Dica importante: pode te ajudar a dobrar suas vendas se você for inteligente e seguir o passo a passo que ensino aqui:

Agora que você já sabe o que é a Matriz de Oportunidades atualize a sua e já monte sua agenda considerando as visitas que fará na sua base também, fechado?

E se você é gerente ou diretor de vendas, recomendo que faça o seguinte:

Monte seu Planejamento de Vendas e Orçamento

Hora de planejar as metas mensais, de cada quarter, semestre e ano, distribui-las para seus vendedores e montar seu orçamento de vendas e marketing, alocando quanto será investido, etc…

Ah sim, você já fez isso em 2020? Compreensível. Só que se você tirou uns dias de folga é possível que tenha repensado suas estratégias então é bom revisar os números, beleza?

No mais, quero agradecer demais pela sua audiência em 2020. Embora esse não tenha sido um ano normal estamos em festa na Multipliko, comemorando nosso melhor ano da história!

E você, direta ou indiretamente, faz parte disso então meu MUITO OBRIGADO!

E que em 2021 tenhamos um ano ainda melhor e com mais crescimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.