Fala vendedor! Espero que esteja gostando dessa série de Posts – Porque Vendas é método e não sorte.

Nas últimas semanas falamos sobre Rotina e Improviso. E agora é hora de falar da satisfação do cliente. E acredite: você pode ser um vendedor totalmente acima da média. Ainda assim, dependendo do produto ou serviço que você vende, deixar o cliente satisfeito não dependerá só de você.

Pode ser que você tenha uma equipe de instalação, de implantação, de montagem, de suporte ou de entrega que atenderá o cliente depois da venda realizada. SE você como vendedor pensa que não há responsabilidade da sua parte sobre o serviço prestado depois que você vende saiba que você, em partes, tem razão.

O vendedor não é uma babá das demais áreas e não deve, em hipótese alguma, ocupar seu precioso tempo em vendas corrigindo problemas das demais áreas. Isso deixa o vendedor “pesado”, tendo que trabalhar para conquistar novos clientes ao mesmo tempo em que precisa resolver problemas dos antigos.

A médio / longo prazo, o vendedor começa a perder sua confiança, passa a descreditar na empresa e, essa bola de neve tende a deixar todos insatisfeitos. Logo, para que Vendedores Campeões trabalhem como Vendedores Campeões, as demais áreas da empresa precisam fazer a sua parte.

Porém, o vendedor pode ajudar, fazendo o mínimo que se espera dele: que ele seja CLARO com as demais áreas sobre aquilo que foi vendido e combinado com o cliente. Até porque as outras áreas da empresa não tem uma bola de cristal para adivinhar. E nós sabemos que exceções são negociadas a todos os momentos com os clientes. Isso faz parte do jogo, principalmente quando trabalhamos em empresas de serviços.

E para te acalmar vendedor, deixa eu te falar uma coisa: se as demais áreas de sua empresa tem o péssimo hábito de reclamar de qualquer exceção negociada por você, não se preocupe: isso é normal, acontece em todas as empresas. E não é culpa do pessoal. Muito pelo contrário. Na verdade, não é culpa de ninguém. É apenas uma característica de cada perfil de profissional. Não perca seu tempo brigando para resolver isso. Você só vai se decepcionar.

Voltando então ao seu dia a dia: você quer o cliente sempre satisfeito certo? Até porque quer vender de novo para ele não é? Então, faça o seguinte: invista um pequeno tempo na sua rotina para preencher os pedidos de instalação com o máximo de detalhes possível. Não deixe passar nada. Todo e qualquer ponto que você acha que pode complicar a instalação, coloque nas observações.

Inclusive, coisas do tipo: olha, o Vitor é bastante exigente. Trate-o dessa forma pois foi isso que combinei com ele. Falei dos aspectos de exigência dos clientes sem ser desrespeitoso. Tudo isso é importante para o time de implantação / instalação fazer o serviço corretamente.

E tem mais: dependendo do negócio, eu não recomendo que você apenas preencha a ficha. Converse com quem vai instalar, explique os aspectos do cliente, alerte sua equipe. Senão você também os coloca em uma situação complicada, entendeu? Todos vocês são um time e, para que o cliente fique feliz, todo mundo tem que fazer o seu melhor.

E eu acredito piamente que todo mundo acorda de manhã para trabalhar para fazer o seu melhor. Então, se você puder ajudar com informações, ótimo! Será melhor para todo mundo assim.

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