Albert Einstein foi brilhante quando disse: “insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Com uma simples frase ele resumiu o atual estágio dos donos de Revenda de Automação Comercial no Brasil: foram muito hábeis em um primeiro momento, tiveram grande sucesso e agora, em época de mudanças gigantescas, encontram dificuldades em manter seu negócio lucrativo e escalável.
Já sabemos que a saída do ECF foi um duro golpe. Mas o ECF é passado. Então o que pode ser feito agora, a partir de amanhã se possível, para começar a amenizar estas perdas?
Há um tempo atrás produzi um infográfico demonstrando como Hardware deixou de ser protagonista. Abaixo eu coloco a imagem que mais chamou atenção a época:
Logo, se Hardware e Assistência Técnica já não são uma maravilha como em tempos de vacas gordas o que fazer? Listo abaixo 3 ações que você pode tomar hoje para começar a transformar sua Revenda em uma Revenda 2.0:
Adeque sua Equipe a sua realidade
Você ACHA que não consegue trabalhar com uma equipe menor. Mas isso não é verdade! Você pode (e DEVE), de tempos em tempos, examinar a eficiência de cada área de negócios da sua empresa e, se necessário for, readequar este time. Eu produzi uma planilha super bacana que auxilia os revendedores a calcular a saúde financeira de cada departamento de sua Revenda.
Recomendo que você baixe essa planilha clicando aqui. Até porque, para executar a próxima ação você precisará de espaço e de dinheiro.
Tenha uma equipe de Marketing
Você tratou marketing como um acessório que poderia ser executado pelo seu sobrinho a vida inteira não foi? Achou que era bom demais para precisar de Marketing não é mesmo? Ah, claro: você tentou uma agência!
Eu já sei que nada disso deu certo. E, se deu, não foi exatamente do jeito que você queria não é mesmo? Bom, eu tenho duas notícias para te dar, uma boa e outra ruim:
- A Boa é que você sabe muito sobre o seu negócio e pode cuidar do seu Marketing sozinho;
- A Ruim é que você não tem tempo e vai precisar colocar gente para fazer.
Dá uma olhada na citação do Eric Ries, o cara que escreveu Start Up Enxuta e que é simplesmente a “Bíblia” das Start Ups, basicamente o manual que Conta Azul, MarketUp e outros usaram para crescer tanto e tão rápido:
Para cada um dólar investido em produto deve-se investir um dólar em marketing
Sacou? Ou eu preciso desenhar? Se você não investe em Marketing e só investe em comprar Hardware e peças seu negócio está “FODADO” (sic) a morrer. Comece pequeno, com uma pessoa dedicada a produção de conteúdo e outra dedicada ao seu site, redes sociais e vídeos.
Dica de Ouro: sai mais barato fazer isso dentro de casa do que contratar uma agência. A agência vai te cobrar muitos reais a mais por hora do que ter a equipe dentro de casa. E outra: experimenta botar na cabeça de uma agência o que é Automação Comercial. Já tentou né? Aposto que não deu certo…
E como você vai contratar esse pessoal? Com o dinheiro que sobrar na adequação de equipe que você tem que fazer. Outra dica: pesquisa antes de mandar embora se tem alguém com perfil dentro da sua empresa para fazer isso. É bem provável que tenha.
Cuide da imagem da sua empresa
Não adianta ter marketing e não cuidar de sua imagem. Fachada, comunicação visual, uniformes, limpeza… Tudo isso precisa estar adequada a mensagem que sua equipe está passando na Internet.
Você quer ser um sucesso na conversão de clientes que chegarem pelo Facebook ou Google? Então seja o que você diz que é!
Imagine-se na situação inversa: você clica em um bom anúncio, entra em uma página linda, resolve visitar a empresa e quando chega lá o encosto da cadeira que você senta na recepção está sujo ou torto? O que você vai pensar dessa empresa?
Então meu amigo deixo para você a última dica deste Post: você precisa participar da integração desta equipe de marketing, entendeu? Precisa dizer claramente o que quer e como quer, para as coisas ficarem alinhadas.
Caso contrário, você jogará dinheiro no lixo de novo com sua estratégia. Boa sorte!
Quer saber como se transformar em uma Revenda 2.0? Clique aqui e saiba mais sobre o curso de automação comercial definitivo para a Revenda.