Albert Einstein foi brilhante quando disse: “insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Com uma simples frase ele resumiu o atual estágio dos donos de Revenda de Automação Comercial no Brasil: foram muito hábeis em um primeiro momento, tiveram grande sucesso e agora, em época de mudanças gigantescas, encontram dificuldades em manter seu negócio lucrativo e escalável.

Já sabemos que a saída do ECF foi um duro golpe. Mas o ECF é passado. Então o que pode ser feito agora, a partir de amanhã se possível, para começar a amenizar estas perdas?

Há um tempo atrás produzi um infográfico demonstrando como Hardware deixou de ser protagonista. Abaixo eu coloco a imagem que mais chamou atenção a época:

Em 2001 se você vendesse 200 ECFS poderia comprar uma frota de 24 carros populares. Hoje você precisa vender 6.400 impressoras para comprar a mesma frota

Logo, se Hardware e Assistência Técnica já não são uma maravilha como em tempos de vacas gordas o que fazer? Listo abaixo 3 ações que você pode tomar hoje para começar a transformar sua Revenda em uma Revenda 2.0:

Adeque sua Equipe a sua realidade

Você ACHA que não consegue trabalhar com uma equipe menor. Mas isso não é verdade! Você pode (e DEVE), de tempos em tempos, examinar a eficiência de cada área de negócios da sua empresa e, se necessário for, readequar este time. Eu produzi uma planilha super bacana que auxilia os revendedores a calcular a saúde financeira de cada departamento de sua Revenda.

Recomendo que você baixe essa planilha clicando aqui. Até porque, para executar a próxima ação você precisará de espaço e de dinheiro.

Tenha uma equipe de Marketing

Você tratou marketing como um acessório que poderia ser executado pelo seu sobrinho a vida inteira não foi? Achou que era bom demais para precisar de Marketing não é mesmo? Ah, claro: você tentou uma agência!

Eu já sei que nada disso deu certo. E, se deu, não foi exatamente do jeito que você queria não é mesmo? Bom, eu tenho duas notícias para te dar, uma boa e outra ruim:

Dá uma olhada na citação do Eric Ries, o cara que escreveu Start Up Enxuta e que é simplesmente a “Bíblia” das Start Ups, basicamente o manual que Conta Azul, MarketUp e outros usaram para crescer tanto e tão rápido:

Para cada um dólar investido em produto deve-se investir um dólar em marketing

Sacou? Ou eu preciso desenhar? Se você não investe em Marketing e só investe em comprar Hardware e peças seu negócio está “FODADO” (sic) a morrer. Comece pequeno, com uma pessoa dedicada a produção de conteúdo e outra dedicada ao seu site, redes sociais e vídeos.

Dica de Ouro: sai mais barato fazer isso dentro de casa do que contratar uma agência. A agência vai te cobrar muitos reais a mais por hora do que ter a equipe dentro de casa. E outra: experimenta botar na cabeça de uma agência o que é Automação Comercial. Já tentou né? Aposto que não deu certo…

E como você vai contratar esse pessoal? Com o dinheiro que sobrar na adequação de equipe que você tem que fazer. Outra dica: pesquisa antes de mandar embora se tem alguém com perfil dentro da sua empresa para fazer isso. É bem provável que tenha.

Cuide da imagem da sua empresa

Não adianta ter marketing e não cuidar de sua imagem. Fachada, comunicação visual, uniformes, limpeza… Tudo isso precisa estar adequada a mensagem que sua equipe está passando na Internet.

Você quer ser um sucesso na conversão de clientes que chegarem pelo Facebook ou Google? Então seja o que você diz que é!

Imagine-se na situação inversa: você clica em um bom anúncio, entra em uma página linda, resolve visitar a empresa e quando chega lá o encosto da cadeira que você senta na recepção está sujo ou torto? O que você vai pensar dessa empresa?

Então meu amigo deixo para você a última dica deste Post: você precisa participar da integração desta equipe de marketing, entendeu? Precisa dizer claramente o que quer e como quer, para as coisas ficarem alinhadas.

Caso contrário, você jogará dinheiro no lixo de novo com sua estratégia. Boa sorte!

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