Prospectar clientes é uma arte, que pode ser desenvolvida desde que você encontre o perfil correto.

Abaixo listo as principais características que você deve buscar em alguém para trabalhar com prospecção de clientes:

Organização

Pessoas desorganizadas tendem a se perder no meio dos processos e a não alimentar seu CRM.

Como sabemos que prospecção é um método, manter as informações atualizadas e seguir o passo a passo do IRPD é fundamental para alcançar produtividade máxima.

Ah, você não sabe o que é IRPD? É o método que eu desenvolvi para maximizar a performance de quem trabalha com prospecção. Quer saber mais a respeito. Clique aqui e leia o post.

Boa comunicação e simpatia

Uma pessoa que vai trabalhar com prospecção precisa ter boa comunicação e simpatia.

Recomendo uma boa dicção, que seja extrovertida, criativa e que tenha a paciência necessária inclusive para descartar prospects que não sejam aderentes para o seu negócio.

Fique atento a essas características durante a entrevista.

Culta e antenada

Muitas vezes o primeiro contato do prospect com sua empresa será através de quem está a frente da prospecção.

E se você quiser não passar uma péssima imagem precisa ter alguém culto e antenado com as novidades que acontecem no mercado.

Para evitar má interpretação: ser culto não significa que a pessoa precisa ter erudição em estudos. Estamos falando de alguém que conhece o mercado e sabe se portar quando fala com executivos e donos de empresa.

Não recomendo pessoas jovens demais para essa tarefa justamente por faltar rodagem, faltar experiência de vida. Minha recomendação é para pessoas acima de 25 anos, em especial que já tenham vivido experiências interessantes como morar sozinho, ter empreendido ou trabalhado no comércio, esteja envolvido com causas sociais como igrejas ou ONGs, participe de grupos de jovens, etc…

Resiliência

A pessoa escolhida precisa saber lidar com frustração. Essa pergunta é fundamental na entrevista: Como você lida com a frustração pois, você poderá ter em um único dia 50 nãos antes de um sim.

Escute com atenção pois, se você gostar da pessoa mas sentir insegurança nesse tema, precisará capacita-la para complementar as habilidades.

Formação Técnica

Não há a necessidade de ser formado em sua área de atuação pois acredito que experiência técnica se ensina, embora recomende pessoas que tenham passado por faculdades ou experiências anteriores em áreas como jornalismo, marketing, vendas ou atendimento ao público.

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